LINDOMAR
 31 9 9365-2705
 




Manutenção do veículo

Cuidados prévios

A revisão sempre será a melhor prevenção. Em tempos de crescente número de acidentes, a falha mecânica deve ser totalmente descartada, por ser inteiramente prevenida. Um bom planejamento inclui verificar a rota com antecedência, verificar o local para dormir, para se alimentar e também rotas alternativas em caso de interrupção do trajeto.
É preciso para que o transporte de cargas seja feito com segurança até o cliente. É necessário sempre estar em dia com os pneus, manutenção interna, balanceamento etc. Vale lembrar que o transporte é parte imprescindível para que o produto chegue sem danos até as mãos de quem o comprou e, por isso, é importante a manutenção preventiva do caminhão, periodicamente.
Além disso, você garante a segurança de todos os viajantes e a qualidade do serviço da sua empresa. Veja algumas dicas de cuidados com seu caminhão abaixo.

Pneumáticos sempre em bom estado de conservação

Sempre faça uma análise completa de todos os pneus, antes de qualquer viagem, mesmo a curtas distancias. Verifique também os pneus reservas. Podem acontecer avarias mesmo o pneu sendo novo. Calibre sempre obedecendo às ordens do manual do fabricante. Verifique todas as ferramentas que poderão ser usadas em caso de troca: o macaco, o triangulo, as chaves de roda.

O para-brisa
E comum que aconteça pequenas trincas no para brisa que pode evoluir pra para um grande rompimento. Antes de uma viagem longa, é preciso fazer uma minuciosa análise de suas condições. O limpador de para-brisas precisa também estar funcionando em perfeitas condições. Jogue bastante água no vidro. Sua visão na estrada precisa ser mais limpa possível. As palhetas podem estar gastas e a limpeza não ser realizada adequadamente.

 Troca-de-óleo

Muito motoristas não se atentam pra importância da troca de óleo. Alguns possuem o péssimo hábito de sempre deixar passar bem do prazo. Em alguns casos, o óleo colocado está vencido. E extremamente perigoso andar com o óleo de forma incorreta. Problemas com o óleo pode acarretar diversos danos ao motor. Sua segurança e todos sempre.
 

Verifique o tanque de combustível

Quem viaja o país, já percebeu como que o clima muda de região pra outra com muita velocidade. Há umidade que pode acumular no tanque de combustível. Pra evitar, procure manter o tanque sempre no nível máximo permitido.

Checagem dos faróis

Uma das partes mais importantes do caminhão que precisam sempre estar em perfeita condição são as luzes. Isso garante sua total segurança nas viagens noturnas, com neblina ou com qualquer outro imprevisto climático ou na própria estrada. Revise sempre as lâmpadas de faróis alto e baixo – além da de neblina. Certifique-se de que as luzes de freios e de setas estão funcionando perfeitamente.
 

Dicas para caminhoneiros iniciantes

Viajar requer cuidados para todos os motoristas. No caso do caminhoneiro, torna-se imprescindível cuidar de todos os detalhes, sobretudo aqueles carreteiros que transportam uma quantidade muita grande de materiais. Selecionamos alguns cuidados para carreteiros iniciantes, mas que precisam ser observados.
 
 

1)      Conferir todos os documentos do caminhão. Estes documentos de forma alguma podem ficar expostos dentro do caminhão
2)      Faça seguro completo. Instale sistema de alarme e segurança;
3)      Faça uma inspeção preventiva antes de qualquer viagem;
4)      Em longas viagens, coma alimentos leves, para evitar sonolência.
5)      Não carregue carga com peso acima da capacidade do caminhão;
6)      Verificar arrumação da carga, altura, proteção, cordas, lacre e outros;
7)      Nunca deixe o veículo aberto com chave na ignição;
8)      Ao estacionar, de preferencia para locais apropriados, com bastante movimentação e bem iluminados. Evite acostamentos
9)      Não faça discurso da carga e do itinerário com desconhecidos. Evite dar carona.
10)  Sempre use o cinto de segurança;
11)  Bebidas alcoólicas devem ser totalmente banidas.
12)  Jamais trafegue pelo acostamento;
13)  Observe sempre a distancia do motorista da frente
14)  - É importante ter em mãos o contato da sua família, do destino da carga e de quem o contratou para transportar.
15)  Cuidado redobrado em caso de chuva forte ou nevoeiro.